Translate

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O dia em que tomamos café da manhã por 1,5 €

Meu inesquecível presente de aniversário de 30 anos foi uma viagem à Praga, oferecida pelo meu namorado, Guillaume.
Fomos de carro, várias horas na estrada, parando, tirando fotos, curtindo a paisagem branca.
Chegamos a Praga, vista maravilhosa, arquitetura grandiosa, paisagem deslumbrante! Um lugar para ir, definitivamente.
Como o leitor deve ter percebido pelo título, não vou discorrer aqui sobre as maravilhas de Praga, já que todos que lá pisam se apaixonam (podem ter um gostinho no blog da minha amiga Day http://minhasviagensvia.blogspot.com.br). A ideia aqui é contar um fato inusitado: a falta de dinheiro em Praga.
Primeiro achar um caixa eletrônico foi tarefa árdua: muitas quadras caminhando. E estava -5º, na noite de 6ª feira, depois de dirigir o dia todo. O clima estava meio tenso, já estávamos com fome e não tinhamos coroas tchecas para pagar o jantar. De acordo com o Gui, não era qualquer lugar que aceitava o cartão dele. Por isso,  não dava para curtir a paisagem. Fomos caminhando, caminhando, perguntando e só havia caixas de câmbio, com um aviso "tax free". O que na verdade é uma mentira, já que a taxa está embutida na cotação. O Gui verificou vários e a taxa estava muito alta e ele não quis trocar. Continuamos caminhando e achamos um caixa eletrônico. O câmbio não estava tão favorável quanto ele esperava, então trocou só uma parte.
Finalmente jantamos: cerveja tcheca (Chanson), lula à milanesa e salada.
No sábado, encontramos um banco de verdade e trocamos o restante do dinheiro calculado para esta viagem. Compramos lembrancinhas, visitamos a feira de Natal, muitas fotos, muitos lugares, um almoço maravilhoso com comida típica... Tudo maravilhoso! Até um imprevisto com o trem. Não sabíamos onde comprar o tíquete, não havia ninguém para dar informação. Insisti para tentar ir assim mesmo, perguntei para uma pessoa na plataforma que disse não haver controle. Seria como no meu 1º dia em Augsburg. Andei uma vez sem tíquete e quando desci comprei o semanal. Mas havia controle. O guarda nos cobrou a multa: 40 € por pessoa. Eu, brasileira, tentei explicar porque não tínhamos comprado, que podíamos subir e descobrir como fazia e comprar o tíquete. Mas o guardinha foi irredutível: já andaram, agora multa. Fiquei eu pensando... se fosse no Brasil, eu toda simpática, talvez o guarda não cobrasse a multa e deixasse comprar o tíquete depois de andar... Lição aprendida!! Bem, com isso se foi uma boa parte do dinheiro previsto para o resto do dia.
No domingo ainda faltava conhecer o gigantesco castelo. Mais caminhadas, fotos e uma vista espetacular. O almoço foi um cachorro-quente, então planejamos jantar. No shoping perto do hotel havia uma variedade interessante de comidas: grega, indiana e argentina. Fomos na parrillada e já estávamos na reserva. Mas conseguimos aproveitar um bom jantar.
Por tudo isso, sobrou 1,5 € para comprar o café da manhã do último dia, antes de pegar a estrada de volta para a Alemanha. Esse valor é correspondente a 38 coroas tchecas. Compramos 4 pães a 6 coroas cada (pensem em euros e calculem o quanto é barata a comida em Praga!) e um pacote de biscoito por 9 coroas. Tínhamos suco no hotel e queijo. E assim foi nosso último café da manhã comprado com os últimos euros do bolso.

E olhando Praga pela janela. Não tem preço.