Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Curiosidades sobre os alemães

Estando aqui se pode observar coisas que talvez não se aprenda em cursos de idiomas.

Por exemplo, quando cheguei, minha amiga brasileira que mora aqui há alguns anos me explicou que eles, quando vão ao banheiro, colocam todo o papel no vaso. Isso, junto com a descarga. As lixeiras nos banheiros públicos são bem pequeninhas, para colocar outras coisas que não o papel higiênico. Eles acham nojento o fato de nós colocarmos no lixo. Bem, não sei o que se faz com esse lixo todo, mas colocar junto com a água me pareceu tão antiecológico...

Bem, outro fato muito curioso: aqui cachorros podem andar por tudo. Vi dos grandões e dos pequenos. Por todos os lados: no tram, na universidade, no supermercado... E como são educados! Não latem, não ficam andando. Ficam paradinhos do lado do dono aguardando instruções! Impressionante.

Não sei porque, mas aqui as alianças de casado são utilizadas no dedo anelar da mão direita. Não sei se usam anel de noivado, nem em que mão, mas a de casamento é na direita.

Os alemães são muito silenciosos. É tudo muito sério quieto. No trem quase não se ouve pessoas conversando. E falam baixinho. Só no restaurante universitário ouvi gente conversando. Mas eles não conversam com estranhos. Ninguém puxa conversa se senta ao lado. Cada um na sua.

E estou provando agora uma Fanta laranja, e ela não é laranja! A Fanta aqui é amarela porque não tem conservantes. O sabor é um pouco mais suave e tem mais gás. Aliás, quase tudo aqui tem gás. A água de garrafinha é com gás e é deliciosa. Os sucos nos restaurantes também costumam ser gaseificados. E por falar em sucos, são bem esquisitos... O de laranja parece ser feito de casca de tão amargo... O de maçã é famoso, com gás é meio estranho, mas bebível.

E não se vê muita gente na rua. A maioria é de senhoras com mais de 60 ou jovens de vinte e poucos. Talvez os adultos estejam trabalhando. Outra coisa inusitada é que as mulheres com filhos passeiam com os bebês na rua nesse frio! Eles estão todos cobertos, o carrinho é fechado com cobertor ou plástico, mas estão por aí, expostos a temperaturas negativas...

E quantas lojas de vestidos de noiva! No bairro que estou agora vi várias! Aqui parece que ainda se acredita em casamento.

Bem, para uma semana são muitas descobertas! Estou adorando!

7 comentários:

Lidiany disse...

Guria.. que delícia.. que bom saber que estás gostando.. não esquece de comer os mousses...tem em todos supermercados.. e sobre os cachorros.. guriaaaaaa.. qdo eu fui tive um treco quando vi isso.. o susto que eu tomei com um pastor alemão GIGANTE numa loja... achei o máximo.. e soube também que eles são educadinhos assim pq se eles aprontarem algo.. os donos são multados. Aí tudo funciona quando o assunto é sair do bolso hehehe

Deveria ser assim aqui no Brasil tbm.

Ps. Sobre a água... em Budapeste a água é HORRÍVEL! E como a gente sente falta de água quando tá fora né? hehehe Bjão e aproveita mttttttt


Lidy

Letícia disse...

Oi Chris! Adorei seu blog! É legal ver as primeiras impressoes dos brasileiros por aqui... Vou ter que te falar uma coisa: os alemaes nao acreditam muito em casamento nao! rs O que acontece é que as lojas de noivas estao todas concentradas no bairro que vc tá e elas sao de turcos! Esses sim acreditam em casamento....rs Continue escrevendo q estou te acompanhando! beijos, Letícia

Anônimo disse...

Oi, Chris!

Estou acompanhando o que escreves! Muito legais os teus relatos!

Um comentário em particular: que pena que não acreditas em casamento...é tão bom quando se acha a pessoa certa!!!!

beijos e bom trabalho
Maria Laiño

Lucas Royes disse...

Pois é, finalmente li o teu blog, na verdade, apenas alguns parágrafos...hehe. Gostei do que você escreveu. Beijo!

Anônimo disse...

Tenho alguns amigos alemães.
1-Para fazer amizade com um alemão vc deve 1º conquistar a sua confiança, demonstrar hábitos semelhantes para que ele tenha uma boa imagem de vc.
2-Eles são perfeccionistas por natureza e admiram aqueles que procuram fazer o seu melhor.
3-Eles não se sentem a vontade com intimidades como bjs e abraços, no máximo um aperto de mão. Se vc for numa casa de alemães e se eles tiverem 1 filho e 1 cachorro: Respeite o espaço da criança, não chegue com muita intimidade, mas o cachorro..trate-o com carinho, eles adoram cães e os tratam como crianças, ignore ou faça pouco caso de um cão de um alemão e vc não será bem vinda na casa.
4-Eles adoram ensinar disciplina e admiram aqueles que aprendem. Eles te mostram como ganhar dinheiro, mas não vão dar dinheiro a vc só pra te ajudar, te ensinam como conquistá-lo. Em caso de necessidade real, fazem caridade com discrição, não gostam de holofotes.
5-São observadores, detalhistas. Conversam com atenção observando as nossas reações e são na maioria práticos e diretos nas conversas.

Chris disse...

Nossa, como foi bom rever este post e os comentários das pessoas!
Foi uma experiência incrível morar na Alemanha!
Caro "Anônimo", realmente tua descrição está correta. Eles são assim mesmo e eu gostei muito disso!
PS: será o mesmo anônimo que comentou meu post mais recente? Fiquei curiosa...

Unknown disse...

Deve ser estranhamente maravilhoso conhecer a Alemanha.Parabéns.