Translate

sábado, 12 de janeiro de 2013

Comer na Alemanha

A comida na Alemanha é deliciosa: batatas, salsichas, carne de porco, macarrão, molho de mostarda...

Os supermercados também oferecem uma variedade enorme: 10 marcas diferentes de arroz, 5 tipos de lentilha, temperos para todos os gostos, biscoitos [amo], bebidas [amo²], chocolates [amo³]...

Mas há pouca comida fresca, como legumes, frutas e verduras. Há de tudo congelado: brócolis, flor de bruxelas, ervilha, carne, sopa... E muita coisa enlatada: abacaxi, manga, maçã, lichia... Além dos normais, como champignon [3 vezes mais barato], seleta de legumes. Aliás, provei lichia pela primeira vez na França. É uma delícia e muito prática. Se arranca a casca com os dentes, se colme a polpa super suculenta e joga fora a semente. Não precisa lavar, é pequena e super prática para viagens e lanches rápidos.

E o preço: com 30 euros compramos comida para dois para uma semana. Claro que agora com o câmbio são 85 reais, mas acho barato. E de boa qualidade. 

As bananas são da Colômbia ou da Costa Rica, por exemplo. Aqui não cabe "a preço de banana". Mas as bebidas, ah, as bebidas são muito baratas. Menos de um euro a cerveja de 500 ml. Amarula por 10 euros, Martini por 5... E há quem diga que uma Weizen substitui uma refeição. Estou com eles.

Nenhum comentário: