Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como eu me sinto pós-Alemanha


Quase um mês após retornar da Alemanha para o Brasil sinto muitas diferenças.

Primeiro, não tive aquela sensação de estar em casa. Como diz uma música, "seu lar é onde o seu coração está", e agora o meu está dividido entre a Alemanha e o Brasil.

A mais complicada para mim é a sensação de ser um estrangeiro no próprio país e começar a observar que aqui as pessoas andam correndo nas ruas, ao contrário de lá; aqui as pessoas chegam, em média, 15 minutos após o horário combinado, ao contrario de lá, onde meus amigos me ligavam 10 minutos após a hora marcada para saber se tinha acontecido algo;  aqui 20 km de percurso realizado em ônibus podem levar de uma a duas horas; ao contrário de lá, no Straßenbahn (bondinho) são 14 minutos (às vezes leva 11, às vezes - com algum atraso grave - leva 20 minutos).

Há estudos sobre o tempo de adaptação (joga no Google) e esse tempo é individual, variando de acordo com quanto tempo se morou em outro lugar e o quão diferente era. Bem, eu saí de -10º para +30º em 24 horas e meu corpo sofreu bastante, mas isso é assunto para o próximo texto...



Nenhum comentário: