Translate

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mário Quintana

Pesquisando textos para o trabalho que vou desenvolver esse ano para o mestrado, encontrei-me com Mário Quintana. Alegro-me duas vezes: pela arte do encontro (já que precisava desse material) e pela poesia de Quintana, que faz qualquer coração ainda não tanto empedrado pelas agruras da vida sorrir um pouco.
Sobre esse simpático senhor, nasceu em Alegrete (interior do Rio Grande do Sul) em 1906. Foi jornalista, tradutor, escritor e poeta. Escreveu para adultos e crianças. Faleceu em 1994 e o hotel onde morava, no centro de Porto Alegre, foi transformado em Casa de Cultura Mário Quintana. Ganhou exposições, galerias, teatros, biblioteca, videoteca, cinemas e cafés. Um espaço encantador, por onde a alma dele passeia.
Quando passo por lá, subo na biblioteca para ver o boneco sentadinho na porta. O quarto dele foi preservado.
Não tive a oportunidade de vê-o pessoalmente andando pela Rua dos Andradas, mas um professor meu o viu e disse que ele sorria para as crianças.
Bem, agora algumas poesias.


EXAME DE CONSCIÊNCIA
Se eu amo o meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante?
Mario Quintana - Caderno H



Fere de leve a frase... E esquece... Nada
Convém que se repita...
Só em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.

Mario Quintana

DO AMOROSO ESQUECIMENTO

Eu agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?

Mario Quintana - Espelho Mágico

O SILÊNCIO
Convivência entre o poeta e o leitor, só no silêncio da leitura a sós. A sós, os dois. Isto é, livro e leitor. Este não quer saber de terceiros, n ão quer que interpretem, que cantem, que dancem um poema. O verdadeiro amador de poemas ama em silêncio...
Mario Quintana - A vaca e o hipogrifo



SINÔNIMOS
Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor.
Mario Quintana (Caderno H)



O TRÁGICO DILEMA
Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.
Mario Quintana (Caderno H)



O amor é quando a gente mora um no outro.
Mario Quintana



SIMULTANEIDADE
- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

Mario Quintana - A vaca e o hipogrifo (Poesia Completa, p. 535)



Um bom poema é aquele que nos dá a impressão
de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!

Mario Quintana - A vaca e o hipogrifo



DO ESTILO
O estilo é uma dificuldade de expressão.
Mario Quintana (Caderno H)






7 comentários:

José Márcio disse...

Chris, você tocou num ponto fraco, adoro as poesias do Mário Quintana, tem também suas célebres frases que são uma verdadeira aula de sabedoria:
AS INDAGAÇÕES
A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas.

POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Excelente post! Uma justa homenagem.

Professor Rogério Souza disse...

Olá parceira, Mário Quintana junto com Manuel Bandeira e Drummond são meus poetas prediletos. Há também Pessoa, Cecília Meireles... bem, gosto de poesia. O poema citado pelo José foi um dos primeiros que decorei e já usei-o muitas vezes.

Leonardo Schabbach disse...

Mario Quintana é realmente muito bom. Um grande poeta e também grandíssima figura. Muito legal vê-lo por aqui.

Anônimo disse...

Mário Quintana, com seu talento, conseguiu expressar, em "Simultaneidade", as contradições que não só os poetas possuem, mas como todo ser humano que se acha louco. Genial. Fantástico.

Belo post.

Bjo.

Anônimo disse...

Oi Chris! Achei que era louco, mas o Mário Quintana, com o poema "Simultaneidade", me fez refletir que não sou tão maluco da forma que acho, o poeta também é. Não só o poeta, como todo ser humano que vive no agito, fazendo um milhão de coisas ao mesmo tempo. Genial. Fantástico.

Belo post.

Bjos.

M. M. Soriano disse...

Morei aqui!

bj

Kate Niedzielski disse...

Amo Quintana Cris querida!Valeu d++ o belo comentário! Bjo