Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Primeiros dias na Alemanha

Aqui é tudo diferente. Tudo lindo, tudo gostoso. Tudo organizado. E não é exagero. Tem os horários dos tram (bondinhos) e exatamente faltando um minuto ele aparece. As pessoas chegam no horário, inclusive para almoços com amigos. As ruas são limpas, os pontos de ônibus, as estações. Vi algumas pichações, mas bem poucas.

Estou começando a me acostumar com o frio. Nos primeiros dias parecia que meu nariz ia congelar. Vi um pouco de neve caíndo. Estava na rua, indo ao mercado e vi uns flocos bem pequenos. Fiquei parada no meio da rua olhando para cima, encantada!

Sábado foi o primeiro dia em que fiquei na rua mais tempo. Caminhei no centro com uma amiga peruana que conheci aqui. Ficamos entrando em várias lojas, olhando a cidade. Consegui aguentar o frio.

As pessoas aqui gostam muito de se encontrar, seja para um café, uma janta ou para beber. Elas parecem ter mais tempo aqui. Augsburg é uma cidade pequena, são cerca de 200 mil pessoas. Os que conheci trabalham e estudam mas conseguem ter tempo e algum dinheiro para sair. Aqui as pessoas vivem com dignidade: podem comprar uma roupa, sair para jantar, estudar, ter uma casa confortável. Aqui há qualidade de vida.

O único estranhamento é ninguém puxar assunto. Ou quase ninguém. Andando pelo centro um cubano nos ouviu falando em espanhol e foi conversando conosco por quadras. Um engenheiro mecânico que trabalha em cruzeiros. E negro como a noite. Coisa incomum aqui. Ele mesmo disse que se sente observado.

Uma coisa que se aprende aqui é que há pessoas legais e que querem se ajudar. Muitos estranhos me ajudaram. E há muitos latinos por aqui, que se identificam. Porque estranhamos o jeito alemão de atuar. Mas é o único defeito deles.

Eu estou amando essa experiência. Consigo fazer muitas coisas aqui, ao mesmo tempo em que a rotina é tranquila. E o dinheiro, embora seja pouco, permite algumas atividades.

E a sensação de conseguir fazer as coisas é muito boa. Consegui chegar sozinha do Brasil até aqui. Comprei o tíquete do trem, desci nas estações certas, peguei o táxi. Aprendi a me locomover aqui, vou sozinha ao centro, consigo fazer compras sozinha. Digo isso porque não é tão óbvio assim. No início dá receio porque eu não falo alemão, porque a cultura é diferente e porque é do outro lado do mundo. Mas aqui é muito mais seguro e tranquilo.

Ah, e outra coisa: aqui quase todo mundo fala inglês. Então num mesmo almoço falamos português, inglês e eu ouço alemão. Já estou conseguindo captar algumas palavras. E aprendi algumas necessárias para a sobrevivência como Hauptbahnof, que é a estação central dos trens; bitte e danke, que é por favor e obrigado; e entschuldigen, que serve para desculpe e licença. Acho que vou estudar alemão quando voltar para casa!

Alles Gute!

2 comentários:

Língua Brasil Cultura disse...

Das ist wunderbar!

Anônimo disse...

Que delícia Chris!!!
Lendo seu relato consegui viajar junto com você, hehehe. Aproveita bem, mas não esquece de contar mais.
Beijos.
Pamela da Silva Burigo.