Translate

domingo, 25 de abril de 2021

O drama feminino. Ou sobre como sobreviver sem a casa estar impecável.

Hoje vendo uns stories de uma criadora de conteúdo que sigo no IG comecei a ficar reflexiva sobre uma questão que ela traz, polêmica segundo ela: finalmente ela conseguiu trabalhar nos projetos dela e deixar a limpeza da casa de lado por umas semanas. Olhem só, ela descobriu agora que não morre por ficar numa casa bagunçada e dar prioridade para o trabalho. Coisa que a maioria dos homens sempre fez. 

Por que recai na mulher ter que estar sempre limpando, arrumando e deixando a casa organizada, impecável como se ninguém morasse lá? Parece casa de mostruário de loja.

E isso toma muito tempo e, por isso, muitas mulheres não conseguem se dedicar a outras coisas. Enquanto isso, os homens se dedicam a trabalhar e a ganhar dinheiro. Lembrem-se que mulheres ganham dinheiro também. Só estou questionando porque essa pressão costuma recair sobre nós.

Por que as mulheres se sentem nessa obrigação de manterem a casa impecável? Impecável pra quem? Por que essa cobrança de manter tudo arrumado sempre? Por que tudo impecável? Pra quem? Por que esse perfeccionismo de não conseguir sair do quarto sem a cama arrumada?

Mais mulheres precisam descobrir que podem trabalhar nas suas coisas e deixar a casa pra depois. Eu sempre fiz isso. Minha carreira sempre foi minha prioridade.

Tem muita vida pra viver e coisas mais importantes pra fazer do que ficar sempre limpando... Não que eu viva num chiqueiro, mas a resposta é: estaria suja igual se tivesse limpado na semana passada ou há três semanas. E não teria feito o trabalho.

Vamos valorizar o trabalho doméstico, tanto o remunerado quanto o não remunerado.


Nenhum comentário: